sábado, 20 de dezembro de 2008

Tremor de 3,5 graus é sentido em Sobral


Especialistas em Sismologia voltaram ontem a Sobral para acompanhar os registros de novo tremor de terra.

Por volta de 00h36 de ontem, a terra voltou a tremer nas localidades de Baracho, Jordão e São Francisco.

O abalo, que durou cerca de 5 segundos, teve magnitude 3,5 graus na Escala Richter.

O tremor de terra anterior ao de ontem aconteceu dia 5 de dezembro, por volta das 20h40min, e teve magnitude de 2,2 graus, sendo confirmado pelo moradores da cidade de Irauçuba, distante 60km de Sobral.
Somente por volta das 10h de ontem, os técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsáveis pelo monitoramento do sismógrafo instalado no Sítio Guaribas, conseguiram coletar os dados registrados durante o tremor.

O sismógrafo instalado naquela localidade ainda é analógico, mas segundo Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, consegue registrar com perfeição os tremores que ocorrem na região. Segundo o técnico da UFRN, Eduardo Alexandre de Menezes, este aparelho tem capacidade para registrar abalos sísmicos a uma distância de 200 quilômetros.
Segundo testemunhou, os moradores das localidades reagiram com certa tranqüilidade. Segundo Costa, que visitou a Serra do Jordão, não houve danos às residências. “Diferente do que aconteceu a poucos dias na cidade de Irauçuba, onde casas apresentaram rachaduras e a população ficou assustada”, avaliou Costa.
João Bandeira Júnior, que mora no distrito do Baracho, disse que o tremor foi forte, praticamente igual aos que sentiu nos últimos meses. Ele disse que estava se preparando para dormir quando ouviu o barulho “vindo de dentro do chão”.
Vibração de terraConforme o técnico da UFRN, Eduardo Alexandre de Menezes, no entorno da Serra do Jordão foram instalados sete estações sismológicas, sendo seis digitais e uma analógica — a que está instalada no Sítio Guaribas. “Essas estações interligadas a um computador do Laboratório Sismológico da UFRN, e através de um programa específico, a gente tem como acompanhar a vibração da terra”, disse Eduardo.
Até agora, entre 28 de janeiro e 19 de dezembro, cerca de 1.600 abalos foram registrados entre pequenos e médios. O de maior intensidade verificado na zona norte do Ceará foi de 4,3 graus na Escala Richter, ocorrido por volta das 16h do dia 24 de maio. “Este último, apesar de 3,5, é considerado de pequena proporção, uma vez que não houve réplica, ou seja, seguimentos de abalos”, explica o especialista da UFRN.

Um comentário:

karinha de anjo disse...

poxa legal as suas coisas em
olha eu fis o meu blog hoj estao num sei mecher nele mito bem me fala ai com e que eu convido as pessoas?! em bjsssssssssssss